Cenas d´O Arco da Velha: outubro 2007

Cenas d´O Arco da Velha

domingo, 28 de outubro de 2007

Simplesmente insubstituível


Ela cresce comigo e ensina-me a crescer...
Ela espera por mim mesmo sem eu perceber...
Ela deixa-me cair e ajuda-me a levantar...
Ela olha por mim, desviando o olhar...
Ela torce por mim, fazendo-me acreditar...
Ela usa as palavras certas sempre que assim tem de ser...
Ela morreria por mim, e eu por ela era capaz de morrer...

Ela é tudo.

publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 17:56 2 Comentários

sábado, 27 de outubro de 2007

Piropos

Pipoca, salta já p'ró meu tacho!!!




publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 15:25 0 Comentários

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Ouvi e gostei!

Deixo-vos aqui algumas frases que hoje ouvi na Conferência Internacional da ERC ("Por uma Cultura de Regulação"):

"O direito de resposta não supõe a inveracidade da notícia nem a veracidade da resposta", by José Eduardo Moniz.

"Sou jornalista! Não me metam na ordem!" , by Luis Marinho.


"Peço desculpa por não ter elogiado ainda a TVI (...) E deixem-me dizer que incompetentes há em todas as profissões", by José Eduardo Moniz.

"A SIC já fez mais pelo país do que a TVI e a RTP juntas", by Alcides Vieira.


"Os média não são o cão de guarda do público!", by José Eduardo Moniz.


Bem, mas ainda gostei mais desta bela linha de pensamento:

"-Há televisões que não cumprem a lei?
-Há!
-Mas podem infringir a lei?
-Não!
-E o que é que lhes acontece se não cumprirem a lei?
-Nada!" , by Luis Marinho.

publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 22:03 2 Comentários

A Casa das Notícias

“Estais na casa das notícias”. Foi com estas palavras que José António dos Santos, jornalista e actual secretário-geral da Lusa, deu início a uma breve exposição sobre a única agência noticiosa portuguesa.

A Lusa surgiu após a extinção da ANOP e da NP com o princípio de fazer chegar informação em português a todos os países onde há portugueses, bem como “trazer o Mundo até Portugal”. Para tal, a agência dispõe de 6 delegações nacionais e 10 internacionais, bem como de diversos correspondentes espalhados pelo país e pelo Mundo.

Com o seu capital maioritariamente titulado pelo Estado e constituindo-se não como um meio de comunicação social, mas sim como um produtor anónimo de notícias em bruto, a Lusa fornece múltiplos serviços escritos, fotográficos e audiovisuais aos diversos meios de comunicação social, portanto, não se dirige directamente ao consumidor final.

É importante destacar que 75% da informação que vemos nos mass media provém da Lusa, podendo, posteriormente, ser ou não reeditada pelos seus clientes. Claro está que existe uma combinação prévia entre estes últimos e a agência acerca dos serviços pretendidos, uma vez que nem sempre se conseguem cobrir todos os locais merecedores de destaque. Este é, sem dúvida, um facto que escapa aos olhos do cidadão comum e que oferece alguma comodidade aos jornalistas que, por vezes, se limitam a fazer “copy & paste”, não acrescentando qualquer valor à fonte primária. Posto isto, é de realçar a importância e a responsabilidade que este serviço público acarreta.


A trabalhar a actualidade jornalística encontram-se também 209 jornalistas, distribuídos por «pacotes» de informação temática, tais como o nacional, o internacional, a economia, o desporto, entre outros.
Contudo, e de acordo com José António dos Santos, “não é jornalista da agência um jornalista que não seja capaz de fazer tudo”, pois um jornalista da Lusa tem de ser o primeiro! Depreende-se, então, que esta agência tem um dever especial: dar tudo sob uma pressão constante pois quer a TV, quer a rádio ou a imprensa escrita aguardam a todo o instante novas actualizações informativas. Daí o jornalista ter de trabalhar a um ritmo frenético, ao ponto de ter muitas vezes de vir “a correr” para a agência ou ter de escrever a notícia no portátil precisamente no local onde está.


É graças a todo um esforço colectivo que são produzidas diariamente cerca de 50 a 60 notícias, o que permite à Lusa competir com as grandes agências mundiais.
Assim, é exigido ao jornalista um estudo constante e, tal como ditam as regras do bom jornalismo, o rigor e a isenção são fundamentais na transmissão de factos e notícias, a par da “regra dos 3 Cs: escrita curta, clara e concisa”.


Existe apenas uma excepção: na elaboração de “features” (história meia crónica), o jornalista pode expor as suas emoções ou transpor a sua opinião, tendo o cuidado de assinar o seu nome por extenso à cabeça do texto para ser perceptível que se trata de um artigo de opinião.

Uma vez que o jornalista nem sempre está informado sobre tudo, é importante mencionar o papel dos responsáveis pela elaboração da agenda, onde “o jornalista vai beber pela primeira vez”, como referiu o secretário-geral desta agência.

Outro dos apoios fundamentais é, sem dúvida, o centro de documentação, no qual o jornalista (e até mesmo o cidadão comum) pode encontrar informações sintetizadas desde 1976, e úteis para poder contextualizar o seu trabalho (ao contrário da informação dispersa que encontramos, quando encontramos, na Internet).

Enquanto fundadora da EPA, uma agência europeia de fotografia que opera em todo o mundo, a Lusa fornece cerca de 6% da produção diária da mesma, para além de ser obrigada a distribuir também as notícias (gratuitamente) aos órgãos de comunicação regionais e a todos os países onde há portugueses, maioritariamente através da Internet.

Após a passagem pela secção de fotografia achamos importante ainda referir que os serviços de vídeo e fotografia (sempre com legendas em inglês) fornecidos pela Lusa não podem ser manipulados, mas, como é óbvio, melhorados.

A título de conclusão, consideramos que a exposição inicial foi muito mais proveitosa, na medida em que satisfez muitas das nossas curiosidades e respondeu a muitas das nossas questões, contrariamente à passagem que tivemos pela secção de fotografia, onde apenas nos foi descrito, em breves e pouco claras palavras, o tratamento e envio de imagens.

Destaca-se, por último, que na Lusa não existem vedetas, mas que a credibilidade do serviço é dada pelo próprio nome da agência.


Nota: Este foi mais um dos trabalhos de grupo que a Belinha pediu =p

publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 21:36 1 Comentários

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Os meus escorpiões favoritos











publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 23:16 0 Comentários

Signo do mês: Escorpião

Quando conhecemos um Escorpião, ficamos um pouco assustados, o que nos faz ter mais cuidado com aquilo que dizemos pois não os queremos ofender. Talvez seja por causa daqueles olhos profundos e penetrantes, ou daquele exterior frio e reservado que utilizam tão bem. O magnetismo do Escorpião é majestoso e poderoso. Eles alcançam sempre os seus objectivos e utilizam quaisquer meios para os conseguir. São astutos, enganadores e gostam de se sentir poderosos. Um Escorpião é misterioso, sedutor e nunca partilha os seus segredos.
Ninguém é um melhor amigo nem pior inimigo do que um Escorpião. Ou gostam de nós ou odeiam-nos! Eles apreciam acima de tudo pessoas espertas que estimulem a sua mente e esperam confiança total. Querem saber onde vamos estar a determinada hora e com quem. Não nos dizem os seus próprios planos, portanto não vale a pena perguntar. Se os trairmos, cortam relações connosco, nem vale a pena pedir perdão pois está fora de questão.
Os Escorpiões lutam por tudo aquilo que querem, como tal, no amor não vale a pena resistir-lhes pois eles hão-de acabar por conseguir o que querem. Não gostam de perder o controle, e normalmente escondem as suas emoções debaixo de uma máscara gelada. São secretos, possessivos e ciumentos. Quando gozados, os Escorpiões são vingativos e cruéis. Mas também são altamente sexuais e apaixonados!


publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 22:59 1 Comentários

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Como desencorajar os homens


Ele: Posso oferecer-lhe uma bebida?
Ela: Para ser sincera, prefiro que me dê o dinheiro...

Ele: Não nos encontrámos já uma ou duas vezes?
Ela: Impossível, eu nunca cometo o mesmo erro duas vezes!

Ele: Onde é que foi buscar tanta beleza?
Ela: Não sei, devem-me ter dado a sua parte.

Ele: Não gostaria de sair comigo no próximo fim-de-semana?
Ela: Lamento, mas vou estar com dores de cabeça.

Ele: Essa carinha deve dar volta a muitas cabeças!
Ela: E essa a muitos estômagos!

Ele: Vá, não seja tímida...Peça-me para ir dar uma volta.
Ela: Ok. Vá dar uma volta!

Ele: Acho que a poderia fazer muito feliz...
Ela: Como? Indo-se embora?

Ele: O que me diria se eu a pedisse em casamento?
Ela: Nada...Eu não consigo falar e rir ao mesmo tempo!

Ele: Será que me pode dar o seu nome?
Ela: Porquê? Não lhe deram já um?

Ele: Por onde é que tem andado para eu só a conhecer agora?
Ela: A esconder-me de si!!!

Ele: Já nos tinhamos encontrado noutro local, não já?
Ela: Já...Por isso é que nunca mais lá voltei!

Ele: Esse lugar está vago?
Ela: Está, mas se sentar...este também ficará vago!

Ele: O seu corpo é como um templo!
Ela: Lamento, mas hoje não há missa!

Ele: Se eu pudesse vê-la nua morria de felicidade!
Ela: E se eu o visse o nuo morria de riso!

publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 21:11 2 Comentários

sábado, 20 de outubro de 2007

Pais e filhos


Ser um bom pai ou uma boa mãe é saber que os teus filhos hão-de cair e tu só tens de lá estar para os ajudar a levantar...

publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 08:38 3 Comentários

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Óbidos



O Castelo de Óbidos, eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal, encanta tudo e todos os que por lá passam!
Já há tempos que andava desejosa por lá ir e, finalmente, consegui!
Não vou perder a Feira do Chocolate de 14 a 24 de Fevereiro de 2008 em Óbidos!!! Não percam também!

publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 20:41 4 Comentários

sábado, 13 de outubro de 2007

Atxim...


Oficialmente constipada...Resta-me o belo do chazinho de limão, dois Cêgripe três vezes ao dia e umas quantas Strepsils para aliviar a dor de garganta e a rouquidão...Espero que passe rápido...

publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 19:44 5 Comentários

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Odeios galinhas, e pronto!!!


Não sei se é só embirração da minha parte, mas não consigo gostar de galinhas!
Acho que é trauma de infância, dado que, certo dia, uma galinha resolveu saltar e "bicar-me" a mão! Provavelmente também ela, naquele momento, terá embirrado comigo - uma irritante miúda de totós que não se calava e que corria atrás dos animais todos para lhes fazer festinhas e pegar ao cólo!
Desde esse dia que odeio galinhas, e pronto!

publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 22:27 3 Comentários

Uvas

Estava eu a pesquisar umas coisas sobre uvas e vindimas quando me deparo com um site onde as pessoas se podem inscrever para um fim de semana fantástico (ou não) a apanhar uvas! Qual não é o meu espanto ao ver o preço: 117 euros por pessoa (iva incluído).

Caros amigos do Arco da Velha, quando quiserem apanhar uvas, avisem! Felizmente, na minha terrinha há muitas videiras e não, não é preciso pagar para ajudar na vindima!

publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 22:03 1 Comentários

Castanhas


"Quem quer quentes e boas, quentinhas?
A estalarem Cinzentas, na brasa.
Quem quer quentes e boas, quentinhas?
Quem compra leva mais amor p'ra casa!"
(Ary dos Santos)


Pois é, chegou o Outono e, com ele, as saborosas castanhas! Assadas com sal grosso, cozidas com ervas aromáticas, cruas...

Consideradas, actualmente, quase como uma “guloseima” de época, em tempos idos, este fruto de castanheiro, encerrado num invólucro (que faz lembrar um ouriço-cacheiro) constituía um nutritivo complemento alimentar, substituindo o pão na ausência deste. O seu aproveitamento remonta à Pré-História e o seu consumo estende-se desde o final de Setembro até ao início da Primavera. Todavia, é no dia de São Martinho (11 de Novembro) que são mais procuradas!

Por falar nisso... "Mãe, tens cá castanhas?"

publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 21:42 0 Comentários

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Geração...estranha...


Às vezes penso que o mundo está perdido...Pérolas como esta existem por aí aos pontapés!

Não, meu caro jovem, não és uma raridade e, não, não tens um estilo único e muito próprio!

Eu até sou uma pessoa com uma mente aberta...Mas, andar com um terço ao pescoço??? Ou com os dedos cheios de anéis? Para quê? Onde é que ouviste dizer que isso "dá estilo"?

Só tenho uma coisa a dizer: MUITO MAU

publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 01:13 5 Comentários

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Abaixo os condutores de carrinhos de bebé!


Eles andam aí! É raro o dia em que não me aparece um à frente...ou melhor, atrás! Sim, porque eles adoram pisar tornozelos ou dedos mindinhos, descer escadas rolantes em sentido contrário, etc! Estou, portanto, a referir-me a essas criaturas magníficas que se fazem acompanhar de um carrinho de bebé pelos vários espaços públicos, nomeadamente, centros comerciais, e perseguem desenfreadamente todas as pessoas que, de forma descontraída, passeiam!

Montagem by Marco

publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 22:04 3 Comentários

Parabéns ao blog!

O blog "Cenas do Arco da Velha" está de parabéns! Comemora hoje o centésimo post! Obrigada a todos os Amigos do Arco da Velha!

publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 21:57 3 Comentários

Opções...

Às vezes matutamos matutamos matutamos até tomarmos uma decisão...Noites em claro...pouca ou nenhuma atenção nas aulas...até que o medo se apodera de nós...Mas como somos todos muito fortes, acabamos por nos lançar no escuro porque o sonho, a curiosidade e a ansiedade falam mais alto. Todavia, há momentos em que tudo cai por terra...Nem sempre as coisas correm como esperávamos... Algo pode fazer-nos voltar atrás na nossa decisão, repensar aquilo que já estava mais do que repensado...Quiçá desistir...O que vale é que há sempre um ombro onde chorar. Dizem que a sorte não bate duas vezes na mesma porta...Mas eu vou acreditar que sim.

Obrigada pelo teu ombro, Marco*

publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 17:16 2 Comentários

Chinchilas




Bem, hoje resolvi falar-vos da minha mais recente paixão: chinchilas!
Podem dizer "ah e tal, é um bicho estranho, nem é coelho nem é rato...".
Mas o que é certo é que desde que comprei a minha chinchila, de seu nome Chilita, não páro de me surpreender! Extremamente tímido, pacífico e tranquilo, este animal apenas exige paciência e dedicação. Sei que ainda passou pouquinho tempo desde que a Chilita se mudou cá para casa, mas não tenho qualquer dúvida de que ela já entende uma palavra ou outra, e de que me reconhece e fica feliz ao ver-me ou ouvir-me! Da mesma forma como fica triste e faz uma espécie de choramingo quando eu estou perto da gaiola sem brincar com ela ou quando vou embora e apago a luz...Nunca resisto, tenho sempre de voltar para trás...
Bom, e depois é sempre giro vê-la a rebolar na areia (própria para ela tomar banho) e dar-lhe as designadas guloseimas (essencialmemte constituídas por frutos secos) que ela tanto adora!

publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 16:43 2 Comentários

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Os meus Balança preferidos







publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 21:20 3 Comentários

Signo do mês: Balança


Os nativos do signo Balança nunca se contentam com uma só coisa se puderem ter duas. São também conhecidos pela sua boca adoçada. Nunca perguntes a um Balança o que é que ele quer!
Apresenta-lhe apenas as alternativas que ele tem à sua disposição! Isto porque os nativos do signo Balança são extremamente indecisos! Antes de qualquer decisão pesam sempre ambos os lados pois têm um sentido de justiça muito apurado (deles para com os outros, e dos outros para com eles). Balança é o juiz natural do zodíaco. Apreciam música, arte e pessoas bonitas. Estão sempre com um sorriso no rosto e vestem-se na perfeição. Demoram bastante tempo até decidirem o que vestir. Muitas vezes são acusados de serem preguiçosos. Mas o que se passa na realidade é que têm tendência para adiar tarefas ao máximo. Todavia, quando as iniciam trabalham depressa e eficientemente.
Nenhum Balança gosta de estar sozinho... Precisa sempre de ter alguém a seu lado para partilhar, alguém que se coloque do outro lado naquelas discussões filosóficas que tanto adoram. Têm muitos amigos pois são leais e verdadeiros. E são muito sedutores. Dão grandes festas e mimam os seus amigos com o melhor que têm. No fundo, são aqueles amigos que falam ao telefone connosco horas e horas quando não conseguimos dormir, e que tomam conta dos nossos animais de estimação quando nos ausentamos. Balança é governada por Vénus, a Deusa do Amor, pelo que os nativos deste signo são muito sentimentais e românticos. Sim... Compram rosas e levam o pequeno-almoço à cama. Adoram estar apaixonados! Ah e em algumas ocasiões iniciam pequenas discussões só para confirmar que ainda gostamos deles.

publicada por Cátia d´O Arco da Velha @ 20:32 6 Comentários

Acerca de mim

A minha foto
Nome: Cátia d´O Arco da Velha
Localização: Lisboa, Lisboa, Portugal

Ask me...

Ver o meu perfil completo

    Visitantes online

    online

    Nº de visitas

    Website Hit Counters
    Free Web Counters

Amigos do Arco da Velha

  • ritacartola
  • El Rincón de Juani
  • Pedacinhos de uma vida
  • Um Mundo [Im]Perfeito
  • Just Coisas
  • Paddy
  • Thought in Chaos
  • In Between Dreams...
  • A vida de Nuno!
  • Os três porquinhos
  • Momentos...
  • Blog dos cabos
  • Travessa da Espera
  • Lá estou eu a divagar
  • Ninguém merece 2
  • Aqui há conversa
  • Confidente Meu

    Utilidades do Arco da Velha

  • Gazeta de Sátão
  • Jornal Público
  • Jornal Diário de Notícias
  • e2
  • Livro de Estilo do Público
  • RTP
  • SIC
  • TVI

Mensagens anteriores

  • Reportagem: Maré de Agosto 2011
  • Entrevista: Anaquim no Marés Vivas 2011
  • Entrevista: Os Azeitonas no Marés Vivas 2011
  • Entrevista: Jamie Cullum no CoolJazzFest 2011
  • Reportagem: Sudoeste TMN 2011
  • Entrevista: Jamie Woon
  • Entrevista: Aurea no Marés Vivas 2011
  • Entrevista: Expensive Soul no Marés Vivas 2011
  • Reportagem: Marés Vivas 2011
  • Darko: Making Of "Define Joy"

Arquivos do Arco da Velha

  • janeiro 2007
  • fevereiro 2007
  • março 2007
  • abril 2007
  • maio 2007
  • junho 2007
  • julho 2007
  • agosto 2007
  • setembro 2007
  • outubro 2007
  • novembro 2007
  • dezembro 2007
  • janeiro 2008
  • fevereiro 2008
  • março 2008
  • abril 2008
  • maio 2008
  • junho 2008
  • julho 2008
  • setembro 2008
  • outubro 2008
  • novembro 2008
  • dezembro 2008
  • janeiro 2009
  • fevereiro 2009
  • março 2009
  • abril 2009
  • maio 2009
  • junho 2009
  • julho 2009
  • agosto 2009
  • setembro 2009
  • outubro 2009
  • dezembro 2009
  • janeiro 2010
  • fevereiro 2010
  • abril 2011
  • maio 2011
  • junho 2011
  • novembro 2011

Powered by Blogger

Subscrever
Mensagens [Atom]